Aluno, Mestre, Normalista

Aluno, Mestre, Normalista

ISBN: 9788546211128 AUTOR: Ronaldo Antônio Pereira Da Silva

Em que momento da história do Brasil a escola primária e o professor passam a ocupar espaço significativo nos debates políticos sobre educação? Como se desenvolveu historicamente a profissionalização dos professores primários no Brasil e, particularmen...

R$ 29,90 R$ 23,92
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em que momento da história do Brasil a escola primária e o professor passam a ocupar espaço significativo nos debates políticos sobre educação? Como se desenvolveu historicamente a profissionalização dos professores primários no Brasil e, particularmente, em Sergipe? Quais são os momentos fundamentais dessa trajetória histórica, seus avanços e retrocessos? São essas as principais questões investigadas pelo autor no presente livro. Utilizando como fontes principais os relatórios e regulamentos da instrução pública de Sergipe na transição do império para a república, o livro discute as transformações ocorridas na instrução primária e no exercício da atividade docente nesse nível de ensino. Com efeito, o autor demonstra o processo de institucionalização do magistério primário sergipano a partir de importantes etapas e dimensões que se consolidam entre os anos de 1870 e 1911. O resgate histórico desse processo nos permite compreender a dialética entre passado, presente e futuro de questões cruciais da educação brasileira, tais como a formação inicial e continuada dos professores, a valorização do magistério e as condições de trabalho nas escolas.


Número de Páginas

120


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. O magistério numa época de transformações: Sergipe na segunda metade do século XIX; 2. Itinerários da escola normal e institucionalização da formação; 3. Ingresso e permanência no magistério.