A Responsabilidade Ambiental e a Garantia Bancária Autônoma

A Responsabilidade Ambiental e a Garantia Bancária Autônoma

ISBN: 9788546209996 AUTOR: Gabriel Pacheco Mello Cunha

O texto explora o ramo do direito privado, nomeadamente sobre a atual situação da responsabilidade civil ambiental no ordenamento jurídico europeu e internacional, que num primeiro momento, concentra-se no enquadramento clássico da responsabilidade civ...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O texto explora o ramo do direito privado, nomeadamente sobre a atual situação da responsabilidade civil ambiental no ordenamento jurídico europeu e internacional, que num primeiro momento, concentra-se no enquadramento clássico da responsabilidade civil, seus pressupostos e especialmente na responsabilidade objetiva que é a questão norteadora deste trabalho. A seguir, passa a verificar a responsabilidade civil na proteção ambiental, além de destacar os princípios que contribuem com a proteção do meio ambiente, expondo alguns aspectos importantes de seus pressupostos. Este estudo também analisa o ramo do direito público na autonomia do dano ambiental no quadro legal da responsabilidade ambiental e o regime jurídico juspublicista, além de abordar as medidas de reparação do dano ambiental de acordo com a doutrina (nacional e internacional) e alegislação portuguesa. Por conseguinte, passa a analisar como a garantia bancária autónoma (on first demand) tem potencial para colaborar como mecanismo de reação aos danos ambientais, apresentando, em termos práticos, dois case studies: o naufrágio do navio petroleiro Marão, na costa portuguesa e do navio petroleiro Erika em mar Francês.


Número de Páginas

176


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2018


Área

Direito


I. A responsabilidade civil; II. A responsabilidade civil e a proteção ambiental; III. A responsabilidade ambiental; IV. Os meios de reparação; V. Um possível mecanismo de reação.