A “Pata do Boi” e os Impactos Ambientais na Região do Araguaia Paraense

A “Pata do Boi” e os Impactos Ambientais na Região do Araguaia Paraense

ISBN: 9788546206650 AUTOR: Francisco Batista Durães

Neste livro, Francisco Batista Durães desvenda a perversa exploração de riquezas naturais do sul do Pará: floresta, solo e água. Explica como a pecuária se transforma em pasto e boi para exportação, riqueza que não se distribui nem se enraíza para a po...

R$ 42,90 R$ 38,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Neste livro, Francisco Batista Durães desvenda a perversa exploração de riquezas naturais do sul do Pará: floresta, solo e água. Explica como a pecuária se transforma em pasto e boi para exportação, riqueza que não se distribui nem se enraíza para a população local. Aborda um suposto desenvolvimento que se revela insustentável social, econômica, ambiental e culturalmente, por não preservar recursos naturais, não distribuir riqueza e não fortalecer renda, em uma lógica de produção irracional, tanto espacial quanto territorialmente, com grandes concentrações de terras e criações extensivas de gado bovino.


Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Sustentabilidade


Capítulo 1: Pressupostos teóricos e metodológicos ; Capítulo 2: Sul do Pará: indígenas, religiosos e sertanejos – histórico e reflexões iniciais; Capítulo 3: A percepção dos moradores sobre o Rio Mariazinha; Capítulo 4: Memória e degradação: como o desenvolvimento local “na pata do boi” destruiu um bioma.