Com quantas imagens se faz uma cidade? A pergunta pode parecer impossível de ser respondida. No entanto, quando enunciamos o nome de algumas cidades, logo se enfileiram imagens singulares, fornecendo-nos um mapa mental de sua fisionomia: Rio de Janeiro...
Sinopse
Com quantas imagens se faz uma cidade? A pergunta pode parecer impossível de ser respondida. No entanto, quando enunciamos o nome de algumas cidades, logo se enfileiram imagens singulares, fornecendo-nos um mapa mental de sua fisionomia: Rio de Janeiro, Nova Iorque, Paris e, por que não, Assú no Rio Grande do Norte. Assú começou a colecionar este repertório imagético no período colonial, com topônimo indígena: Taba-Assú, aldeia-grande. Com o escassear da população nativa, sobrou o termo superlativo._x000D_ É com instrumental de historiador que Roberg Januário dos Santos, atualmente professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, rastreia este elenco de imagens que urdem culturalmente a cidade de Assú. Assú foi declamado em prosa e em verso nos eventos privados e públicos, em livros e em iconografia que se perenizam até hoje em razão de sua ritualização nas festas, em seu hino e brasão. Não pensemos, porém, que todo esse arcabouço de imagens se deu desinteressadamente. Nos bastidores delas estão os mais significativos representantes da elite local, que, ao produzir vários sentidos para a cidade, esperavam também deixar sua marca de poder. Este livro ajuda-nos a pensar para além do traçado físico da cidade, convida-nos a adentrarmos na história da construção de seu significado cultural e histórico._x000D_ _x000D_ Muirakytan K. de Macêdo_x000D_ UFRN/Ceres_x000D_
Número de Páginas
224
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2017
Área
História