A fotografia e o tempo

A fotografia e o tempo

Possibilidades de pensar o tempo via fotográfico: ponto e interstício

ISBN: 9788581481630 AUTOR: Matheus Mazini Ramos

Este livro lança um novo olhar para a fotografia, mostrando ao leitor as possibilidades de se pensar o tempo com a imagem a partir de conceitos d’A Câmara Clara, de Roland Barthes. As noções de studium e punctum, semiótica e tempo são analisadas na obr...

R$ 30,90 R$ 23,17
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro lança um novo olhar para a fotografia, mostrando ao leitor as possibilidades de se pensar o tempo com a imagem a partir de conceitos d’A Câmara Clara, de Roland Barthes. As noções de studium e punctum, semiótica e tempo são analisadas na obra, que traz também uma reflexão sobre aspectos de movimento e consciência contidos na fotografia. Na busca por redimensionar a imagem fotográfica no cenário atual, permeado de processos de comunicação construídos em torno de representações visuais, o autor conversa com ideias de pesquisadores como Dubois, Sontag, Comte-Esponville, Samain, Entler e Charles Sanders Peirce, vendo o fotográfico sob o foco semiótico e o temporal. Finalmente, a obra aborda três tipos de olhar dirigidos sobre a imagem: o que contempla, o que discrimina e o que generaliza.


Número de Páginas

136


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2012


Área

Artes e Fotografia


Fotografia/tempo: o estado da arte, A possibilidade de pensar o tempo via foto­grafias: reflexões envolvendo o punctum, O fotográfico como objeto semiótico, As possibilidades de pensar o tempo.