O livro, escrito por dezenas de professores, narra experiências reais e práticas pedagógicas inovadoras de inclusão para instituições públicas de ensino, locais onde mais se registram crianças com deficiência, TGD, superdotação e altas habilidades. É u...
Sinopse
O livro, escrito por dezenas de professores, narra experiências reais e práticas pedagógicas inovadoras de inclusão para instituições públicas de ensino, locais onde mais se registram crianças com deficiência, TGD, superdotação e altas habilidades. É um convite à escola aberta às diferenças.
Número de Páginas
188
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Prefácio. A VIDA PRESTA, E MUITO!
Parte I
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA ABERTA ÀS DIFERENÇAS
Capítulo 1. A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Capítulo 2. INCLUSÃO ESCOLAR E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Capítulo 3. A Constituição de uma escola comunitária na peRspectiva inclusiva e a importância da formação pedagógica
Capítulo 4. CONCEITOS PRECONCEBIDOS DENTRO DE UMA ESCOLA ABERTA À DIVERSIDADE
Capítulo 5. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Capítulo 6. A ESCOLA ESTÁ REALMENTE ORGANIZADA PARA RECEBER A DIVERSIDADE?
Capítulo 7. CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA ABERTA ÀS DIFERENÇAS
Parte II
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Capítulo 8. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO
Capítulo 9. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Capítulo 10. O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Capítulo 11. A INCLUSÃO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS
Capítulo 12. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O REPENSAR PEDAGÓGICO A PARTIR DO CURSO DE FORMAÇÃO
Capítulo 13. A PERTINÊNCIA DE FALA COMO FATOR DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA INCLUSIVA
Parte III
ESCOLA ABERTA À DIVERSIDADE CULTURAL E PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
Capítulo 14. A DIVERSIDADE CULTURAL NA COMUNIDADE ESCOLAR: INTEGRANDO SABERES ATRAVÉS DAS LÍNGUAS
Capítulo 15. A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Capítulo 16. O espaço de aprendizagem acolhedor como estratégia de promoção de cultura de paz na escola
Capítulo 17. CULTURA DE PAZ E INCLUSÃO: CONSTRUINDO AMBIENTES ESCOLARES MAIS JUSTOS E RESPEITOSOS
CAPÍTULO 18. DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INTEGRADA À CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
Parte IV
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Capítulo 19. ADAPTAÇÃO CURRICULAR: METODOLOGIAS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO
Capítulo 20. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COMO PERSPECTIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Capítulo 21. PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR PARA A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Capítulo 22. Prática Pedagógica na Escola de Ensino Especial com estudantes com Deficiência Intelectual
Capítulo 23. ESCOLA INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E ADAPTAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Capítulo 24. FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS
Capítulo 25. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES ADIANTADAS: SUPERANDO DESAFIOS E POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO
Capítulo 26. PLANO DE APRENDIZAGENS COLABORATIVAS: UMA PROPOSTA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM PERSPECTIVAS INCLUSIVAS
Capítulo 27. TECNOLOGIA ASSISTIVA EM VIDEOCONFERÊNCIA PARA SURDOS