A Exclusão Social dos Idosos

A Exclusão Social dos Idosos

Análise do Contexto Familiar em Angola-Luanda

ISBN: 9788546206988 AUTOR: Marcelino Cariço André Pintinho

O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação, os idosos são infantilizados, desvalorizados e, muitas vezes, excluídos da sociedade. À medida que a pirâmide do envelhecimento se transforma num rectângulo deve-se compree...

R$ 42,90 R$ 38,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação, os idosos são infantilizados, desvalorizados e, muitas vezes, excluídos da sociedade. À medida que a pirâmide do envelhecimento se transforma num rectângulo deve-se compreender que a faixa etária dos 65 aos 80 anos engloba um número cada vez maior de pessoas, cujas qualidades e competências se mantêm suficientemente activas para serem cidadãos tão válidos como quaisquer outros. A presente obra constitui um instrumento de referência precioso e guia de orientação para a família angolana, fundamentalmente, as autoridades e todos aqueles intervenientes que de perto ou a distância se interessam pela gerontologia e o papel do idoso na família. Engloba temas distintos que interessam as ciências da saúde, direito, psicologia, sociologia, história, Filosofia, antropologia etc. Em suma, a sua compreensão reflete um sentido transdisciplinar a todas as áreas do saber. Neste livro, serão encontradas diversas temáticas que compreendem uma vasta área conceptual e um extenso palco de intervenientes, revelando-se de difícil gestão.


Número de Páginas

188


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2016


Área

Serviço Social


Capítulo 1: Diferentes concepções sobre o envelhecimento e a exclusão social, à luz da sociologia; Capítulo 2: Enquadramento de natureza legal do idoso; Capítulo 3: As políticas sociais e a integração do idoso; Capítulo 4: O lugar do idoso na família enquanto instituição social; Capítulo 5: A qualidade de vida e a violência contra o idoso; Capítulo 6: Quadro das actividades de estudo de campo no lar de acolhimento do Beiral, Luanda.