A Escola Pública de que Precisamos

A Escola Pública de que Precisamos

ISBN: 9788546211227 AUTOR: Fernanda Marsaro dos Santos; Kleber Vieira Pina (orgs.)

Discutir qual é a escola pública de que precisamos é um desafio permanente para todos que se dedicam à educação básica no Brasil. As dimensões do país, a diversidade de sua população e os processos históricos que marcam a construção da nação brasileira...

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Sinopse

Discutir qual é a escola pública de que precisamos é um desafio permanente para todos que se dedicam à educação básica no Brasil. As dimensões do país, a diversidade de sua população e os processos históricos que marcam a construção da nação brasileira ampliam a complexidade dessa tarefa, que, com a intensidade e a velocidade das mudanças trazidas pelas novas tecnologias, criaram um quadro de permanente transformação nas últimas décadas e que deve persistir nas próximas. A obra A Escola Pública de que Precisamos: novas perspectivas para estudantes e professores, organizada por Fernanda Marsaro dos Santos e Kleber Vieira Pina, reúne textos de professores de educação básica, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e teóricos da Educação dedicados a avançar no entendimento sobre os modelos de escola que devemos construir. Todos, provavelmente, compartilham a inquietante indagação de Darcy Ribeiro quando buscava entender “por que o Brasil ainda não deu certo”. A Educação, como caminho de transformação, é um dos raros consensos no momento atual e os desdobramentos desse entendimento são variados e diversos. Esta obra, ao reunir diferentes autores e visões sobre como deve ser a escola pública, oferece uma contribuição importante para o debate, reafirmando valores democráticos, de pluralidade, inclusão e respeito à diversidade. (Daniel Louzada-Silva)


Número de Páginas

480


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Formação de Professores


1. Reforma do ensino médio, escolas de tempo integral e os ventos da mudança: avanços e desafios; 2. Rendimento escolar no ensino básico português: impacto do raciocínio, dos afetos e da qualidade de relacionamentos; 3. Gestão Integral: alternativas para a rede de educação integral do Distrito Federal; 4. As políticas de educação integral no contexto das políticas sociais brasileiras: realidade e perspectivas; 5. Ensino técnico integrado ao médio no Brasil: novas perspectivas, desafios e oportunidades; 6. Escola em tempo integral com educação profissional: acesso, permanência e sucesso; 7. Olhando para fora: tendências recentes da educação profissional; 8. A participação do grêmio na gestão democrática das escolas públicas do DF: O aspecto pedagógico conforme a Lei 4.751/2012; 9. Educação integral no ensino médio no Distrito Federal: de onde viemos e para onde estamos indo...10. Bioética no ensino médio: fundamentos para uma proposta de inserção; 11. Educação pública de qualidade é possível: a implementação da educação integral na Escola Parque 303/304 Norte; 12. Concepções de docentes de Matemática sobre alunos com altas habilidades/superdotação: o caso de escolas de ensino fundamental do Distrito Federal; 13. Jornada escolar: ampliação do tempo e seus desdobramentos na gestão do trabalho pedagógico; 14. O Programa Ensino Médio Inovador e a perspectiva de educação integral: propostas de redesenhos curriculares no DF; 15. A educação integral em tempo integral – oscilações ent