A Ecologia Como Ideologia

home / A Ecologia Como Ideologia

10%
A Ecologia Como Ideologia
9788546214150
Valdir Pereira Duarte

No complexo enredo da sociedade global circulam ideologias hegemônicas e contra hegemônicas. As classes ou grupos sociais empreendem no terreno ideológico uma verdadeira batalha cultural. Neste livro, a meta do autor é poder “ler” a realidade desde cat...

Mais informações

R$ 45,90

R$ 41,31

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    No complexo enredo da sociedade global circulam ideologias hegemônicas e contra hegemônicas. As classes ou grupos sociais empreendem no terreno ideológico uma verdadeira batalha cultural. Neste livro, a meta do autor é poder “ler” a realidade desde categorias teóricas com a finalidade de gerar propostas para os agricultores do sudoeste do estado do Paraná. O autor aplica as habituais técnicas etnográficas da Antropologia para conhecer em profundidade a realidade dos campesinos, suas organizações, as estratégias utilizadas para gerenciar os conflitos, as relações com as agroempresas, o papel dos técnicos, etc., para descobrir o carácter ideológico das propostas ambientalistas dominantes, representadas nas políticas estatais e no discurso da agroecologia que se contradizem na prática. Os leitores deste livro estarão diante de um texto provocativo, comprometido e sem concessões. E, sobretudo, uma investigação sólida e muito bem fundamentada. Tive a honra de acompanhar Valdir neste caminho, mas todos os méritos pertencem a ele. Desejo que a linha de investigação iniciada por ele, para seu objeto de estudo, seja continuada e aprofundada. Esse teria sido o seu desejo. (Dr. Roberto Carlos Abínzano, Professor Emérito da Universidade Nacional de Misiones)

    Sumário:

    1. Verdade, conhecimento e imaginação; 2. Ecologia como consenso liberal; 3. O pensamento ecológico no Sudoeste do Paraná.

    Numero de paginas:

    200

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Ciências Sociais