A Coordenação Pedagógica em Questão

A Coordenação Pedagógica em Questão

Diálogos nos Círculos de Debates

ISBN: 9788546201969 AUTOR: Elisabete Ferreira Esteves Campos

Este livro apresenta um estudo crítico sobre coordenação pedagógica, relatando o processo de desenvolvimento de uma pesquisa-ação com um grupo de professoras coordenadoras. A coordenação pedagógica, para ser bem-sucedida na condução do currículo escol...

R$ 66,90 R$ 33,45
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro apresenta um estudo crítico sobre coordenação pedagógica, relatando o processo de desenvolvimento de uma pesquisa-ação com um grupo de professoras coordenadoras. A coordenação pedagógica, para ser bem-sucedida na condução do currículo escolar em ação, exige saberes da docência, saberes pedagógicos específicos da ciência da Pedagogia, saberes relativos à coordenação de grupos, considerando que as práticas educativas e pedagógicas só poderão ser transformadas a partir da compreensão dos seus contextos, dos pressupostos teóricos que as organizam e das condições dadas historicamente. Os encontros sistemáticos com os participantes para tratar desse tema foram denominados de Círculos de Debates, fundamentados na dialética de Freire que parte da realidade concreta dos sujeitos problematizando seu mundo por meio do diálogo crítico, num processo contínuo de ação-reflexão-ação, para compreender a Educação como forma de intervenção no mundo. Os desafios enfrentados no desempenho da coordenação pedagógica, os caminhos e possibilidades para a gradativa construção de um processo educativo de melhor qualidade, são discutidos tendo em vista um trabalho coletivo e emancipador.


Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Educação


Prefácio; Introdução; Capítulo I: A coordenação do trabalho pedagógico na liderança da equipe escolar; Capítulo II: Pesquisar: conhecer a realidade para transformá-la; Capítulo III: Transformar a educação: tarefa histórica do nosso tempo; Capítulo IV: O contexto de realização da pesquisa; Capítulo V: Círculos de debates: diálogos iniciais; Capítulo VI: Diálogos sobre o tema central e subtemas; Capítulo VII: Desvelando práticas, revelando possibilidades; Considerações Finais; Referências