Um dos principais objetivos de “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate” é produzir outros recortes...
Sinopse
Um dos principais objetivos de “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate” é produzir outros recortes no conjunto do dizível e do vivível, outras imagens do que pode ser o ator, é contribuir para que este possa pensar suas dificuldades a partir de suas próprias condições (e não apesar delas), para que possa construir seus próprios parâmetros, seus próprios valores, sua própria metodologia, ao invés de – desde sua primeira aula de teatro – tentar coincidir e se adequar ao que já está aí dado pelo discurso dominante enquanto princípios fundamentais. Esta publicação é destinada a estudantes, professores, profissionais e interessados pelos processos de ensino-aprendizagem em Artes Cênicas.
Número de Páginas
332
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Artes e Fotografia
Introdução
1ª PARTE: Fenomenologia da aprendizagem
1. Experiência de aprendizagem
2. Teatro: lugar de onde se vê
3. A avaliação da experiência do ator
2ª PARTE: Politização da formação do ator
4. Implicações da ideia de natureza no teatro
5. A formação do ator através da relação mestre/discípulo
6. Discurso dominante
7. Relação entre teoria e prática
Referências