A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a engenharia de software

A aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a engenharia de software

Pesquisas Contemporâneas

ISBN: 9788546218936 AUTOR: Paulo Roberto Córdova

A Engenharia de Software é uma área interdisciplinar. Assim, o processo formativo daqueles que nela irão atuar deve, também, promover a interdisciplinaridade. Este livro não só rompe com os preconceitos quanto a aparente superespecialização desse campo...

R$ 35,90 R$ 25,13
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A Engenharia de Software é uma área interdisciplinar. Assim, o processo formativo daqueles que nela irão atuar deve, também, promover a interdisciplinaridade. Este livro não só rompe com os preconceitos quanto a aparente superespecialização desse campo do conhecimento, como também traz uma discussão sobre interdisciplinaridade na educação e propõe um modelo para a aplicação da PBL no ensino--aprendizagem de Engenharia de Software. Visando formar para a cidadania, esta proposta possibilita que estudantes desenvolvam competências para transformar o mundo usando softwares, sem que deixem de refletir sobre os efeitos de suas produções na sociedade.


Número de Páginas

116


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


Apresentação

1. Reconstruindo a Engenharia de Software como área interdisciplinar

1. O que nos diz o guia de conhecimento em Engenharia de Software Swebok

2. O que nos diz o projeto Semat

2. Interdisciplinaridade na educação

1. Práticas pedagógicas vigentes em Engenharia de Software

2. Mas o que é a Problem-Based Learning (PBL)

3. Como a PBL pode ajudar a construir um processo formativo interdisciplinar em Engenharia de Software

1. A PBL na prática

1.1 Síntese das tutorias realizadas

1.2 Construindo Valores e Saberes Interdisciplinares com a PBL

1.3 Conceituação na ação: vivências práticas interdisciplinares na Engenharia de Software com PBL

2. Contribuições da PBL, tal qual aplicada, para a formação dos discentes

Considerações finais

Referências