Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico

home / Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico

10%
Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico
9788546211562
Fernanda Graziella Cardoso

Uma série de pensadores alcunhados como pioneiros do desenvolvimento, contribuíram para a formatação do arcabouço teórico do desenvolvimentismo clássico. Nesse livro, são discutidas as contribuições de nove desses pioneiros, respectivamente: Paul Narcy...

Mais informações

R$ 34,90

R$ 31,41

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Uma série de pensadores alcunhados como pioneiros do desenvolvimento, contribuíram para a formatação do arcabouço teórico do desenvolvimentismo clássico. Nesse livro, são discutidas as contribuições de nove desses pioneiros, respectivamente: Paul Narcyz Rosenstein-Rodan, Hans Wolfgang Singer, Ragnar Nurkse, William Arthur Lewis, Albert Otto Hirschman, Gunnar Myrdal, Michal Kalecki, Raúl Prebisch e Celso Furtado. São clássicos que, apesar de suas idiossincrasias e até possíveis incompatibilidades, apresentaram perspectivas do processo de desenvolvimento alternativas à neoclássica que contemplam elementos de complexidade – como análise sistêmica, heterogeneidade de agentes, efeitos cumulativos, círculos viciosos, dependência de trajetória, aprisionamento em resultados indesejáveis, dentre outros – tanto para a elaboração do diagnóstico da condição de subdesenvolvimento quanto para a indicação de estratégia para sua superação.

    Sumário:

    Capítulo 1: A teoria do grande impulso de Rosenstein-Rodan; Capítulo 2: Singer e a distribuição desigual de ganhos entre as nações; Capítulo 3: O círculo vicioso da pobreza de Nurkse; Capítulo 4: Lewis: oferta ilimitada de mão de obra e a dualidade estrutural; Capítulo 5: Os efeitos de encadeamento de Hirschman; Capítulo 6: Myrdal e a causação circular cumulativa; Capítulo 7: Michal Kalecki: os problemas cruciais dos países subdesenvolvidos; Capítulo 8: Raúl Prebisch: a dinâmica centro-periferia; Capítulo 9: Celso Furtado: a armadilha do subdesenvolvimento.

    Numero de paginas:

    156

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2018

    Área:

    Economia