História Político-Cultural Ibero-Americana nos Séculos XIX

home / História Político-Cultural Ibero-Americana nos Séculos XIX

10%
História Político-Cultural Ibero-Americana nos Séculos XIX
9788546205165
Maro Lara Martins; Ival de Assis Cripa (Orgs.)

Os dramas históricos de um continente dilacerado por abismos sociais e econômicos profundos foi o palco da utopia e da ruptura histórica surpreendente e engenhosa. Muito já se disse sobre as distâncias que separariam Nuestra America de si mesma, seu au...

Mais informações

R$ 45,90

R$ 41,31

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Os dramas históricos de um continente dilacerado por abismos sociais e econômicos profundos foi o palco da utopia e da ruptura histórica surpreendente e engenhosa. Muito já se disse sobre as distâncias que separariam Nuestra America de si mesma, seu autodesconhecimento. Esse foi o sentido dos textos que compõem esse livro: permitir transitar desde o México do cinema e pintura saídos da revolução de 1910 e das proximidades das rebeliões de Canudos e Tomóchic para as complexas transições da ditadura brasileira de 1964, bem como dos caminhos do movimento operário argentino. Cultura e política se cruzam no espaço latino-americano para absorver a múltipla, densa e borbulhante História do continente. Uma obra com a ousadia de ajudar a tecer com fortes fios esses ricos e densos laços que nos são comuns.

    Sumário:

    Capítulo 1: Conflitos políticos na América Hispânica: História e Literatura; Capítulo 2: O ensaio como vocação: intelectuais e ideias latino-americanas no século XIX; Capítulo 3: Qorpo-santo: uma vida marcada pela loucura no Brasil da segunda metade do Oitocentos; Capítulo 4: O “democrata coroado” da América do Sul: as contínuas narrativas míticas e heroicas de D. Pedro II; Capítulo 5: Manuel Benício, Heriberto Frias e as narrativas sobre as guerras de Canudos no Brasil e Tomóchic no México no século XIX; Capítulo 6: Por uma imagem nacional mexicana: diálogos entre pintura, cinema e fotografia; Capítulo 7: Aspiração e nostalgia: coleção e identidade na crítica de Ángel Rama nos anos; Capítulo 8: Tropicália: um movimento efêmero de protesto da música popular brasileira; Capítulo 9: Ambivalências: transições democráticas e a memória da Resistência; Capítulo 10: Revisitando o movimento operário argentino; Capítulo 11: Cannabis Sativa (maconha) no Brasil e na Ibero-américa.

    Numero de paginas:

    256

    Formato:

    14x21cm

    Demais Autores:

    Aimée Schneider Duarte
    Alberto Carlos de Souza
    Andréa Helena Puydinger De Fazio
    Emanuele Luiz Proença
    Ival de Assis Cripa
    Jandesson Mendes Coqueiro
    Lucas dos Santos Ferreira
    Mauro Henrique Miranda de Alcântara
    Pedro Demenech
    Túlio Alberto Martins de Figueiredo
    Yvone Dias Avelino

    Ano de publicação:

    2016

    Área:

    História