Corpo e Diásporas Performativas

home / Corpo e Diásporas Performativas

NOVO
15%
Corpo e Diásporas Performativas
9788546215942
Daniel Santos Costa

Corpo e diásporas performativas revela um conjunto de textos sobre trajetórias, histórias, experiências e processos prático-teóricos, assentados no fazer-pensar a partir de diferentes atravessamentos diaspóricos. São narrativas e discursos construídos ...

Mais informações

R$ 52,90

R$ 44,97

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Corpo e diásporas performativas revela um conjunto de textos sobre trajetórias, histórias, experiências e processos prático-teóricos, assentados no fazer-pensar a partir de diferentes atravessamentos diaspóricos. São narrativas e discursos construídos na relação dos corpos em movimento com as tessituras socioculturais, históricas, poéticas, pedagógicas e artísticas, reveladas pelos deslocamentos dos sujeitos, reverberando discursos pautados em posturas éticas, estéticas e políticas aliadas à produção de conhecimento na dança, no teatro e nas artes visuais. A diáspora é, então, um processo inconcluso, aberto, nômade... uma encruzilhada. (Jarbas Siqueira Ramos, professor na Universidade Federal de Uberlândia)

    Sumário:

    1. Guyrá Apó – Ave Raiz: memórias que voam; 2. Sangam: onde os rios se encontram; 3. Conexões pedagógico-artísticas entre “corpo e ancestralidade” e “corpografias arvorescentes”: desdobramentos para o ensino em dança teatro brasileira de matrizes/motrizes afro-orientadas e ameríndias; 4. Corpo em visualidades diaspóricas: dimensões políticas e estéticas da luz cênica; 5. A criação do espetáculo Exilius: realidade, imaginário e ativismo; 6. Da pele ao pote; 7. Trezencena sortilégio; 8. Tramas criativas do corpo e ancestralidade: o entrelaçar entre encenações e poéticas; 9. A diáspora privilegiada tateando os limites do interculturalismo entre Ocidente e Oriente; 10. Gurus, tricksters e místicos do subúrbio: personagens da Índia pós-colonial; 11. A filosofia do guarnecer como procedimento criativo; 12. De pés: corpo negro na encruzilhada – um transbordar poético-autobiográfico; 13. Pôr em movimento: notas sobre o corpo, os mesmos e os outros; 14. Des[velar] euzebios detritos de um ator-performer em processo de desmontagem; 15. Ensaio sobre o silêncio. Corpo – Palavra – Imagem; 16. Lecture-performance: encontrando novos rastros a partir da transmissão da peça Caminhos (1998); 17. Desterrados: transferência compulsória no Vale do São Francisco-BA; 18. Corpo votivo: análise do processo de criação cênica Aorta da fé a partir da categoria Corpo Votivo na dimensão do sagrado de si.

    Numero de paginas:

    356

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Artes e Fotografia