Uma Justiça Que Seduz?

home / Uma Justiça Que Seduz?

NOVO
15%
Uma Justiça Que Seduz?
9788546216048
Deivy Ferreira Carneiro

No entrecruzamento entre a História Cultural, Social e das Instituições, o livro nos convida a refletir sobre o papel dos valores e das normas sociais na mobilização dos indivíduos, que buscam na violência ou no recurso à Justiça, reparação. Por meio d...

Mais informações

R$ 55,90

R$ 47,52

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    No entrecruzamento entre a História Cultural, Social e das Instituições, o livro nos convida a refletir sobre o papel dos valores e das normas sociais na mobilização dos indivíduos, que buscam na violência ou no recurso à Justiça, reparação. Por meio de um trabalho que se vale de grande e variado número de fontes encontradas, sobre quase cem anos de história, em uma região periférica, Deivy consegue propor ao leitor uma reflexão profunda acerca de como homens e mulheres reagiam, ao serem vítimas de insultos e injúrias dos mais diferentes tipos. O exame das relações entre vítimas e agressores, entre povo e instituições judiciais, que vão da violência à negociação, do desejo de reparação e da defesa da reputação, nos propicia um mergulho em uma sociedade que se mobiliza em torno de valores compartilhados de forma racional e extremamente pragmática, embora, aparentemente, passionais. Sem dúvida, a contribuição da obra para a historiografia é ímpar. O trabalho primoroso de consulta às fontes conectado ao diálogo com uma bibliografia nacional e internacional reconhecidamente inovadora para o campo, nos garante, por meio de uma leitura ao mesmo tempo densa e leve, um mergulho profundo aos valores, normas e aspirações das pessoas comuns. (Cláudia Viscardi)

    Sumário:

    Capítulo 1: As ofensas verbais em Juiz de Fora: a linguagem de negócios e de gênero; Capítulo 2: Experiências cotidianas da população deJuiz de Fora: moradia, propriedade e trabalho; Capítulo 3: O tribunal e seus casos: um perfil dos processos e dos envolvidos; Capítulo 4: O perfil social dos réus e o status das vítimas; Capítulo 5: Elementos externos ao processo influenciavam nos resultados dos julgamentos dos crimes de calúnia e injúria?; Capítulo 6: O crescimento e o declínio das ofensas verbais em Juiz de Fora.

    Numero de paginas:

    368

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    História