Pedagogia e Formação de Professores

home / Pedagogia e Formação de Professores

NOVO
10%
Pedagogia e Formação de Professores

Olhares, Reflexões e Experiências em Foco

9788546217533
Luciana Pires de Sá Requião

A formação de professores concreta que materializa uma escolha curricular pode ser vista pelas lentes propostas pelas organizadoras deste livro, como a de uma fotografia que capta um instante de uma experiência em movimento. O trabalho de docentes do I...

Mais informações

R$ 49,90

R$ 44,91

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    A formação de professores concreta que materializa uma escolha curricular pode ser vista pelas lentes propostas pelas organizadoras deste livro, como a de uma fotografia que capta um instante de uma experiência em movimento. O trabalho de docentes do Instituto de Educação de Angra dos Reis na Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF) é evidenciado nas suas especificidades e diversidade teórica, em busca de um sentido coletivo. A coletânea reúne reflexões sobre as práticas de ensino de ciências humanas, naturais e exatas convidando à leitura todos que têm efetiva curiosidade sobre a formação docente, sua metodologia e apostas, neste momento que está em disputa o currículo e sob ameaça a liberdade de ensinar. (Profa. Dra. Kênia Miranda, pedagoga e professora na Universidade Federal Fluminense.)

    Sumário:

    Capítulo 1: Arte, Educação Musical e a Formação do Pedagogo: notas sobre uma experiência; Capítulo 2: Educação Matemática no curso de Pedagogia: perspectivas e proposta; Capítulo 3: A experiência do Instituto de Educação de Angra dos Reis na formação inicial e continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos; Capítulo 4: As Ciências Naturais na Pedagogia; Capítulo 5: O ensino de Geografia na Pedagogia: apontamentos de um campo em formação; Capítulo 6: A gestão educacional e o desafio das práticas democráticas; Capítulo 7: A literatura no Ensino Fundamental I: Por que e para quê ensinar?; Capítulo 8: Fotografia, antropologia e educação: práticas corporais e sociabilidades das mulheres vermelhas do deserto da Namíbia; Capítulo 9: Pedagogia do lúdico: notas sobre as relações entre ludicidade e prática educativa; Capítulo 10: Contribuições dos estudos sociais da infância ao campo pedagógico; Capítulo 11: Educação de surdos, inclusão e diferença: o que a formação inicial tem a ver com isso?; Capítulo 12: A Sociologia na Pedagogia: ciência, política e ensino nas obras de Durkheim e Bourdieu; Capítulo 13: Pedagogia e relações étnico-raciais: lutando contra a mesmice no currículo e no discurso pedagógico; Capítulo 14: Contribuições da história da educação para a formação no curso de Pedagogia do IEAR: reflexões sobre a experiência de sala de aula; Capítulo 15: Contribuições da Sociologia para a Pedagogia: um olhar sobre a educação no Brasil; Capítulo 16: Filosofia, Educação e Pedagogia: o pensar como criação; Capítulo 17: Produção de modos analógicos de pensar e conhecer: a experiência com a Cia. das Artes do IEAR; Capítulo 18: A arte de se formar: um memorial em formação.

    Numero de paginas:

    300

    Formato:

    21x29cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Educação