Os Descaminhos de uma Ciência

home / Os Descaminhos de uma Ciência

NOVO
10%
Os Descaminhos de uma Ciência
9788546215195
Roberto Monteiro de Oliveira

Em Os descaminhos de uma ciência: espaço ou território, nação ou sociedade? coloca-se em debate a defesa de que a Geografia é a ciência que estuda a dimensão espacial da ação humana sobre a natureza. Ao longo do tempo, a Geografia, acompanhando a evolu...

Mais informações

R$ 29,90

R$ 26,91

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Em Os descaminhos de uma ciência: espaço ou território, nação ou sociedade? coloca-se em debate a defesa de que a Geografia é a ciência que estuda a dimensão espacial da ação humana sobre a natureza. Ao longo do tempo, a Geografia, acompanhando a evolução da ciência, foi também atualizando o seu conteúdo epistemológico e seus métodos e técnicas de pesquisa. Outros autores a consideraram tendo a paisagem como objeto de estudo. É interessante notar que esta proposta embora mantenha as características da geografia como ciência descritiva, busca nas outras ciências as informações para suas sínteses, teve autores de renome que discutiram longamente este conceito de paisagem geográfica como é o caso de Yves Lacoste. Várias outras definições desta ciência foram sendo elaboradas tendo em vista a conjuntura econômica, política e social bem como os objetivos e compromissos de seus autores. Atualmente, debate-se ainda a concepção de geografia como ciência que estuda a relação da sociedade com a natureza, havendo várias correntes, cada uma delas defendendo pontos de vista diferentes, ou seja, interesses específicos. Entretanto, entendemos que qualquer definição que se escolha, por mais autorizada que seja, corresponde sempre a um determinado momento da evolução de uma ciência. O debate sobre o conteúdo da nova concepção de geografia está posto, aguardamos o seu ponto de vista e a sua contribuição.

    Sumário:

    Capítulo I: A terra das mulheres e dos homens; Capítulo II: Características da territorialidade humana; Capítulo III: Trabalho humano e território; Capítulo IV: Território, nação e nacionalismo; Capítulo V: Comunidade, sociedade e território; Capítulo VI: Territorialidade e nacionalidade; Capítulo VII: Território, territorialidade e espaço; Capítulo VIII: Território, sintese do passado ou projeto do futuro?; Capítulo IX: Globalização ou atualização histórica da geografia?; Capítulo X: O território na geografia crítica brasileira; Capítulo XI: Paisagem: um enclave epistemológico na geografia; Capítulo XII: Geografia política e território; Capítulo XIII: Nação e território; Capítulo XIV: O marxismo e a questão nacional.

    Numero de paginas:

    124

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Geografia