Leitura

home / Leitura

NOVO
10%
Leitura

Múltiplas Abordagens

9788546215140
Osalda Maria Pessoa

Esta obra está composta por 08 (oito) capítulos sobre leitura, discurso e produção dos sentidos, tendo como fio condutor as experiências dos autores pesquisadores da área, que retomam a análise do discurso (AD) francesa, a corrente socialista alemã da ...

Mais informações

R$ 35,90

R$ 32,31

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Esta obra está composta por 08 (oito) capítulos sobre leitura, discurso e produção dos sentidos, tendo como fio condutor as experiências dos autores pesquisadores da área, que retomam a análise do discurso (AD) francesa, a corrente socialista alemã da literatura (ER) e a corrente inglesa da análise do discurso crítica (ADC). Defendemos os processos de leitura, produção dos sentidos e os letramentos críticos como sendo práticas sociais. Não poderíamos deixar de postular, nesta obra, que referenda a leitura, o discurso e a produção dos sentidos nas suas múltiplas abordagens, as ideias de Goodman (1987), Kleiman (2011) e Kato (1985) sobre os processos de cognição (inconscientes) e metacognição (controles conscientes da mente) nos atos de leitura. Por último, abordamos o tema comunicação, afetos e sentidos, em que os estudiosos da área percebem que a fala, por vocação natural, é a fala para outrem, que a mensagem tem como função criar espaços para o encontro com o outro. Charaudeau (1997) afirma também que “o homem fala para se pôr em relação com o outro, porque neste sentido vai o elã de sua própria existência.” <p><br></p>

    Sumário:

    1. Interface da Linguística com a Teoria Literária: um olhar sob as lentes da AD Francesa e da Estética da Recepção Alemã


    2. Formação discursiva: uma noção com dois fundadores

    3. Mídia, discurso e democracia: “assim caminha o Piauí...”

    4. Letramento, poder e discurso: o programa Escola sem Partido ou uma pedagogia da neutralidade

    5. O Sermão da Sexagésima: as formações ideológico-discursivas e as relações de poder

    6. Estratégias de leitura com o teste cloze na compreensão leitora

    7. Discurso e as relações de gênero em anúncios publicitários

    8. Comunicação, afetos e sentido.  


    Numero de paginas:

    168

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Estudos de Linguagem