História Intelectual e Educação

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História Intelectual e Educação

Reformas Educacionais, Estado e Sociedade Civil

9788546217984
Carlos Eduardo Vieira

Ao reunir pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil associados a dez universidades, esta produção se constitui em frutificação de projeto conjunto dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade do E...

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    Sinopse:

    Ao reunir pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil associados a dez universidades, esta produção se constitui em frutificação de projeto conjunto dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), elemento decisivo para se dimensionar a presença dos pesquisadores do Brasil e da América Latina, bem como dos modos adotados para se delinear e tratar as complexas relações entre Estado, Sociedade Civil e Reformas Educativas.

    Sumário:

    Parte I – Reformadores e Reformas
    1. José A. Quirno Costa: espiritualismo, sentimientos y preparación para la vida en la escuela primaria Argentina (1933-1938)
    2. Reformas Educativas e Bibliotecas Escolares na América Latina: questões preliminares
    3. Entre gabirus & praieiros: proposições de João Alfredo Correa de Oliveira para a instrução do povo (1870-1875)
    4. Lições sobre o passado: as reformas educacionais pelas páginas de um manual de história da educação
    5. Associação Brasileira de Educação:relações entre Estado e sociedade civil no contexto do IX Congresso Brasileiro de Educação (Rio de Janeiro - 1945)
    6. Jaime Torres Bodet, intelectual mexicano: Su labor por la alfabetización en México y en la Unesco entre 1943 y 1952
    7. Atuações intelectuais docentes na Primeira República: intervenções no processo de construção da escola carioca
    8. Sob o signo da modernidade: a reforma Tarcísio Maia do sistema de formação docente Potiguar (1956-1960).
    Parte II – Princípios em disputa
    1. Gobernados y/o escolarizados
    2. Entre o chá e a política: as propostas reformistas para educação feminina da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1934-1935)
    3. Coleção Didática “Educação Artística”: embates entre autoria e diagramação no contexto da reforma educacional proposta pela Lei 5.692/71;
    4. Educação sexual nas escolas: propostas em circulação no Paraná nas duas primeiras décadas do século XX
    5. Mulheres em cena no debate sobre a Orientação Educacional como tarefa da Escola Moderna no Brasil
    6. Orientación Escolar, Reforma, circulación de modelos para el conocimiento de las emociones juveniles (Chile, c.1946-c.1965)
    7. Entre a prescrição e o cuidado: o serviço médico-escolar na gestão de Oscar Clark no Distrito Federal (1928-1930).

    Numero de paginas:

    432

    Formato:

    14x21cm

    Demais Autores:

    Dulce Regina Baggio Osinski

    José Gondra