Fazeres de Professores e de Gestores da Escola da Infância

home / Fazeres de Professores e de Gestores da Escola da Infância

NOVO
28%
Fazeres de Professores e de Gestores da Escola da Infância

Reflexões Sobre Cenas do Cotidiano

9788546218387
Ligia de Carvalho Abões Vercelli e Cristiano Rogério Alcântara

Neste livro, os/as autores/as, todos/as os/as professores/as e/ou gestores/as serviram-se de cenas vivenciadas no cotidiano das instituições nas quais atuam, ciosos/as da preocupação de não fornecerem um receituário, uma vez que todos entendem que as c...

Mais informações

R$ 44,90

R$ 32,44

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Neste livro, os/as autores/as, todos/as os/as professores/as e/ou gestores/as serviram-se de cenas vivenciadas no cotidiano das instituições nas quais atuam, ciosos/as da preocupação de não fornecerem um receituário, uma vez que todos entendem que as cenas representam experiências únicas. As cenas versam de assuntos diversos, desde o acolhimento do bebê no momento de entrada na instituição, passando por indagações diversas das crianças e contemplando considerações a respeito da participação efetiva das famílias, e dos fazeres de docentes e de gestores. O documento Currículo da Cidade – Educação Infantil conta com 49 cenas, distribuídas em 224 páginas. Os/as leitores/as poderão perceber que indicamos caminhos, guiados na materialização dos conceitos presentes nos documentos nacionais oficiais, destacadamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), buscando ressaltar nossas escolhas procedimentais. Procuramos, como pesquisadores/as, uns/umas iniciantes outros/as com anos de prática, fundamentar nossos estudos, reflexões e fazeres pedagógicos em autores dedicados a pesquisar a Educação Infantil.

    Sumário:

    Capítulo 1: Um olhar sobre o período de adaptação de crianças pequenas a um Centro de Educação Infantil (CEI) e o uso de objetos transicionais.
    Capítulo 2: Escutar os bebês e as crianças em suas experiências sensíveis, corporais, sociais, culturais e científicas.
    Capítulo 3: O brincar heurístico como uma potência de descobertas na escola da primeira infância.
    Capítulo 4: Os espaços do brincar como elementos do processo de aprendizagem na educação infantil.
    Capítulo 5: Relação família e escola: café da manhã em conjunto.
    Capítulo 6: A reunião de pais como elemento de integração entre as famílias e a escola.
    Capítulo 7: A cultura enquanto forjadora de identidades pessoais e coletivas na educação infantil.
    Capítulo 8: A escola de educação infantil como espaço social da esfera pública.
    Capítulo 9: O papel da gestão escolar em face da documentação pedagógica produzida por professores da educação infantil.
    Capítulo 10: O atendimento educacional especializado em busca de tempos e espaços escolares que promovam interação com uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


    Numero de paginas:

    204

    Formato:

    14x21cm