Desenho Imitativo e Definido

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Desenho Imitativo e Definido

Contribuições para historiografia do ensino de desenho em chave com a educação estética

9788546218257
Adriana Vaz

Em Desenho imitativo e definido – contribuições para historiografia do ensino de desenho em chave com a educação estética trata de como o ensino de desenho articula-se à arte e à ciência, presentes nos pressupostos renascentistas que retomaram os princ...

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    Sinopse:

    Em Desenho imitativo e definido – contribuições para historiografia do ensino de desenho em chave com a educação estética trata de como o ensino de desenho articula-se à arte e à ciência, presentes nos pressupostos renascentistas que retomaram os princípios clássicos do mundo greco-romano, fundamentando posteriormente a visão cientificista do final do século XVIII e XIX com o estilo Neoclássico. O debate suscita a dúvida: o desenho é arte ou ciência? E dialoga com as contribuições de Erwin Panofsky; Arnold Hauser; Friedrich Froebel; Herbert Read; Viktor Lowenfeld, Ana Mae Barbosa; Alexander G. Baungarten; John Ruskin e Luigi Pareyson, autores pioneiros na reflexão sobre desenho, seja do ponto de vista da história da arte, da pedagogia moderna, da arte educação, da filosofia ou da estética.

    Sumário:

    Apresentação

    Uma opinião na forma de prefácio

    Capítulo 1. As mudanças curriculares do curso de Educação Artística da UFPR e o ensino do desenho na polarização entre as habilitações em desenho e artes plásticas

    1. Ponto de partida

    2. Correntes pedagógicas e o curso de Educação Artística da UFPR

    3. Desenho como representação e expressão

    4. Aspectos metodológicos

    Reflexões finais

    Capítulo 2: A educação estética por meio de desenhos, palavras e gestos: contribuições para historiografia do ensino de desenho, a partir das produções acadêmicas dos acervos da UFMG e UFPR (1878-1930)

    Introdução

    1. Itinerários metodológicos e fontes de pesquisa

    2. O desenho visto por meio da representação da natureza

    3. O desenho visto por meio do desenho geométrico

    4. O desenho visto por meio de formas estilizadas, palavras e gestos

    Considerações finais

    Capítulo 3: A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907

    Introdução

    1. A educação dos sentidos por meio do desenho

    2. Desenho imitativo

    3. Desenho definido

    Considerações finais

    Reflexões finais

    Posfácio: Narrativas de si! Desenhar e pesquisar é como dançar na corda bamba

    Referências


    Numero de paginas:

    164

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Artes