MINHA CONTA

Endereço de e-mail

Senha

>
DE: R$ 54,90
POR: 49,41

ou 3x de R$ 16,47 sem juros

COMPRAR

As Leis na Escola

(4608)

Experiências Com a Implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 em Sala de Aula

Diogo da Silva Roiz

mais informações

As Leis na Escola

(4608)

Experiências Com a Implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08 em Sala de Aula

Diogo da Silva Roiz

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

de: R$ 54,90

por: R$ 49,41

ou por 3x de R$ 16,47 sem juros

COMPRAR

Ver outras formas de pagamento e parcelamento

Frete e prazo

Frete e prazo

calcular

Não sei meu cep

Descrição do Produto

Sinopse:

Nesta coletânea foram reunidos estudos sobre a implementação das Leis n. 10.639/03 e n. 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, em sala de aula. Após mais de dez anos de aprovação destas leis grande parte dos estudos ainda se detém no papel que tiveram os movimentos sociais na formulação e aprovação da lei; na forma como o governo Lula foi pioneiro nesta iniciativa – seguindo sua agenda de combate ao racismo e de inclusão social – na reaproximação do Brasil com a África cultural e economicamente; nas relações entre democracia racial e combate ao racismo via inclusão de novos conteúdos em sala de aula; na discussão sobre a demarcação de terras indígenas; e no papel exercido por esses grupos étnicos e culturais na formação da sociedade brasileira. Contudo, pouco se avaliou até o momento o quanto essas leis têm sido implementadas no chão das escolas e qual papel elas estão têm desempenhado no combate ao racismo. Ou em que medida a apresentação da contribuição do papel exercido por esses povos, vendo-os como protagonistas nos processos históricos e não apenas como vítimas, têm possibilitado a mudança na consciência histórica dos educandos é um outro aspecto importante a se avançar nos debates sobre esse tema.


Sumário:

1. Eugenia, Higienismo e a justificação para o racismo: histórias que não se contam nos livros didáticos. - Elaine Mussi Hunzecher Quaglio

2. Brasil à francesa: produção e organização do espaço. A história que não encontramos nos livros didáticos! - Elaine Mussi Hunzecher Quaglio

3. Formação sócio-histórica brasileira: origens e permanências para debates nas práticas educativas. - Lara Izabella Tosta Arantes

4. Dom José Maria Pires e Lima Barreto: um cotejo sobre as religiões afro-brasileiras. - Jomar Ricardo da Silva

5. A implementação da Lei n. 10.639/2003 na educação básica do estado do Paraná. - Silvana Rodrigues Quintilhano / Rosimeiri Darc Cardoso / Celina de Oliveira Barbosa Gomes

6. O uso de imagens no ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas salas de aula de escolas públicas de Campinas/SP - Diogo da Silva Roiz
Jonas Rafael dos Santos

7. Entre o currículo e a prática escolar: desafios na implementação da Lei n. 10.639/03 em uma escola no município de Franca/SP - Daniele Galvani do Nascimento / Jonas Rafael dos Santos

8. Quanto vale ou é por quilo? E cafundó: possibilidades e desafios na aprendizagem histórica em aulas de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. - Patrícia Paes Leme / Diogo da Silva Roiz

9. A utilização de cenas fílmicas partindo da tipologia rüseniana como possibilidade de análise no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. - Airta Platero de Souza Cabreira / Diogo da Silva Roiz

10. Avaliação de implementação da Lei n. 10.639/03 em uma escola pública de ensino médio e técnica do interior de São Paulo. - Elaine Aparecida Mani / Jonas Rafael dos Santos

11. Possibilidades pedagógicas para a discussão das relações étnico-raciais: uma articulação entre o ensino superior e a sociedade. - Adir Fellipe Silva Santos Evelyn Stocco / Vera Lucia Martiniak / Lucia Mara de Lima Padilha / Nilvan Laurindo Sousa

12. As mitologias como elementos mediadores entre as culturas africanas e indígenas e os conteúdos escolares: alguns exemplos práticos. - Eva Aparecida da Silva / Francisco José Carvalho Mazzeu

13. Memorial crítico descritivo: uma experiência extensionista com as Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 / Jomar Ricardo da Silva / Roberta Tiburcio Barbosa

14. O estado da questão: o ensino de História Indígena na sala de aula - Joilson Silva de Sousa / Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro / Maria Nahir Batista Ferreira Torres

15. Mamãe, por que todos nós somos diferentes uns dos outros? - Carlos Alberto Lima de Almeida


Características
ISBN: 9788546213511
Autor: Diogo da Silva Roiz
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Área: Educação
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2019
Número de Páginas: 336
Acabamento: Brochura 
Formato: 14x21cm