A Filosofia Como Cura da Alma

A Filosofia Como Cura da Alma

A Formação Ética Como Terapia na Atividade Filosófica Antiga

ISBN: 9788546215423 AUTOR: José Davi Passos

Na Antiguidade, o ¬lósofo era o verdadeiro curador, o “médico de almas”. A ideia de “terapia da alma” se achava inerente à tradição poética desde Homero: os mitos de curas eram efetivados pela poesia que propunha a “paci¬cação da alma” em face da exist...

R$ 59,90 R$ 53,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Na Antiguidade, o ¬lósofo era o verdadeiro curador, o “médico de almas”. A ideia de “terapia da alma” se achava inerente à tradição poética desde Homero: os mitos de curas eram efetivados pela poesia que propunha a “paci¬cação da alma” em face da existência demarcada, inexoravelmente, pelo destino das contradições, atribulações e tragédias encerrados no sofrimento e na morte. Além dos mitos, os médicos adotaram da Filoso¬a conceitos, categorias e métodos racionais úteis à investigação e aplicação da arte da cura. A busca de explicações racionais para os fenômenos naturais é abraçada metódica e sistematicamente pela medicina hipocrática, construindo métodos de diagnoses, prognósticos e procedimentos terapêuticos a partir de princípios e bases racionais. Essa obra se orienta pela ideia de que a Filosofi¬a visava formar o indivíduo elevando-o à estatura de sábio pela cura interior que o instituía forte, corajoso, perspicaz, justo, amoroso, solidário, feliz e capaz de curar-se interiormente pela “epiméleia” fi¬losó¬fica.


Número de Páginas

428


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2019


Área

Filosofia


1. A terapia da alma na tradição pré-filosófica; 2. A medicina grega como cura da alma; 3. A formação filosófica como terapia; 4. A filosofia socrática como cura; 5. Platão e a educação da alma; 6. Aristóteles e a educação como terapia; 7. A educação filosófica helenística; 8. A terapia educacional assumida; 9. A educação filosófica como cura da alma.