O bufão e suas artes

home / O bufão e suas artes

36%
O bufão e suas artes

Artesania, disfunção e soberania

9788546211333
José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira

Longe de ser um livro inspirado em obras contendo escritos sagrados, com bordas douradas e capa de couro, reunimos aqui textos de variados autores, buscando uma diversidade de práticas e pensamentos que problematizam a bufonaria. Em termos ocidentais, ...

Mais informações

R$ 46,90

R$ 30,02

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Longe de ser um livro inspirado em obras contendo escritos sagrados, com bordas douradas e capa de couro, reunimos aqui textos de variados autores, buscando uma diversidade de práticas e pensamentos que problematizam a bufonaria. Em termos ocidentais, longe da estabilidade e ordenação do mundo, em geral o tema da bufonaria parece vincular-se a risos derrisores e está mais próximo daquilo que se poderia chamar “ironia divina”. Assim, neste nosso livro encontraremos bufões desagradáveis, questionadores de uma ordem vigente, críticos, oponentes e acusadores. E são também ¬figuras de grande vigor, com aparência disforme, inquietantes e de inteligência aguda. São seres que possuem voz própria e riso insensato. Eles riem de nós. Mais do que colaborar nos estudos sobre o Bufão no Brasil, este livro não desconsidera o interesse do leitor em geral que, além de rir, num dia qualquer se disponha a morrer de rir em uma bufonaria.

    Sumário:

    1. Bufonaria: Tradiçao e Contemporaneidade; 2. Figuras Bufônicas: Cultura Material de Ator e Outros Bichos; 3. Corpo e Máscara do Bufao: Aspectos Históricos e Técnicos; 4. Bufonaria, Riso e Anomalia; 5. A Estratégia do Prazer Ou o Prazer da Estratégia; 6. Palhaços e Outros Cômicos: do Sagrado ao Profano; 7. Risos Grotescos Ameríndios na Floresta Amazônica ou um Corpo em Processo de Animalizaçao; 8. Practicas de lo Real Bufonesco en la Escena Contemporanea; 9. Bufô? Aproximaçoes Entre a Bufonaria e a Dança Butô; 10. Bufonaria e Processo Civilizador; 11. A Loucura Reveladora dos Bufoes na Idade Média: Triboulet e Brusquet, Bobos Ilustres; 12. Sobre Bufoes, Tempestades e Ventos Fortes ou a Estranha Vida que Prevalece; 13. O Bufao no ser e no Cerne das Coisas.

    Numero de paginas:

    264

    Formato:

    14x21cm