Jornalismo em Tempos de Ditadura

home / Jornalismo em Tempos de Ditadura

36%
Jornalismo em Tempos de Ditadura

A Relação da Imprensa com os Ditadores

9788546209651
Bruno Moraes Pereira Da Costa

Qual foi o posicionamento da imprensa brasileira diante dos fatos mais emblemáticos da ditadura civil-militar? Os órgãos de imprensa foram vítimas dos ditadores ou havia uma relação de simbiose e promiscuidade entre os donos de jornais e os governos pr...

Mais informações

R$ 32,90

R$ 21,06

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Qual foi o posicionamento da imprensa brasileira diante dos fatos mais emblemáticos da ditadura civil-militar? Os órgãos de imprensa foram vítimas dos ditadores ou havia uma relação de simbiose e promiscuidade entre os donos de jornais e os governos presididos pelos generais? De forma fiel à realidade dos fatos, o jornalista Bruno Moraes Pereira da Costa aborda essas e outras questões, com base em profunda pesquisa em arquivos da Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional, acervos de jornais da época e imersão bibliográfica. Em uma extensa pesquisa em arquivos, em materiais bibliográficos de diversos autores e entrevistas, o autor narra o posicionamento da imprensa brasileira nos principais fatos da vida brasileira entre os anos de 1964 e 1985. Entre os acontecimentos estão a crise institucional que culminou na deposição do presidente João Goulart, o endurecimento com o regime de exceção do AI-5, a resistência armada contra os desmandos da ditadura, a morte do jornalista Vladmir Herzog e a reabertura política.

    Sumário:

    Capítulo 1. Crônica de um golpe anunciado; Capítulo 2. A “correção de rumo” e o choque; Capítulo 3. Relatos de uma juventude armada; Capítulo 4. O Caso Herzog; Capítulo 5. “Diretas Já” e a reabertura política.

    Numero de paginas:

    100

    Formato:

    14x21cm