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Educação

História da Educação

Iniciativas de Atendimento para Crianças Negras na Província de São Paulo (1871-1888)

Iniciativas de Atendimento para Crianças Negras na Província de São Paulo (1871-1888)

(1213)

Daniela Fagundes Portela

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Sinopse:

Esta obra consiste em um estudo que investigou como uma das províncias que mais avançava economicamente com a exploração do trabalho escravizado cumpriu a legislação abolicionista que vigorou após 1871, a qual alterou a condição jurídica das crianças negras. A referida legislação, em um dos seus dispositivos, previa que as crianças nascidas, após 28 de setembro de 1871, seriam consideradas de condição livre, no entanto, esses meninos e meninas, até completarem a idade de 8 anos, permaneceriam sob responsabilidade dos escravocratas, que então decidiriam se as manteriam nas suas propriedade ou se as entregariam ao Estado mediante o recebimento de uma indenização. A autora muniu-se de um amplo e diverso corpus documental, o qual possibilitou, para além de acompanhar quantitativamente os dados referentes à entrega das crianças negras livres ao governo de São Paulo, como previa a referida legislação, também identi¬ficar o debate que se iniciou na sociedade brasileira em torno desse novo sujeito social que compunha uma nova categoria da infância brasileira, surgida em 1871.


Sumário:

Capítulo 1: A Infância e suas histórias; Capítulo 2: O problema das fontes e/ou a fonte dos problemas?; Capítulo 3: Iniciativas de atendimento para crianças negras livres; Capítulo 4: Crianças negras livres da Freguesia do Ó.


Características
ISBN: 9788546205639
Autor: Daniela Fagundes Portela
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Área: Educação
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 216
Acabamento: Brochura 
Formato: 14x21cm