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Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari, Shirleide Pereira da Silva Cruz, Deise Ramos da Rocha (orgs.)

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Descrição do Produto

Sinopse:

A Formação de Professores ainda é um tema a ser melhor discutido e aprofundado. Sob diferentes perspectivas, tomando o contexto do Distrito Federal, este livro reúne pesquisas que podem colaborar com processos de formação inicial e continuada, tendo o trabalho docente, as concepções e as políticas de formação como objeto de pesquisa. Apresenta, então, estudos a partir de diferentes categorias, tais como: epistemologia, profissionalidade, avaliação docente da educação básica, com o objetivo de compreender a formação de professores na perspectiva de concepções e políticas em um momento crucial de necessidade de valorização da profissão e de constituição do seu trabalho como referencial para uma qualidade social da educação em nossa sociedade.


Sumário:

Capítulo 1: Formação e atuação de professores: perspectivas e trajetos de pesquisas; EIXO I: Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade. Capítulo 2: O currículo e a formação do pedagogo: percepções dos estudantes; Capítulo 3: As concepções de extensão universitária e a formação docente: algumas reflexões; Capítulo 4: Construções dialógicas entre a formação docente e os movimentos sociais para uma educação emancipadora; Capítulo 5: Para voltar a falar em orientação educacional; Capítulo 6: O Pibid como componente curricular na formação de professores: limites e possibilidades; Capítulo 7: Nuances do processo de formação docente no Brasil: um olhar sobre o perfil etário de estudantes de licenciatura; Capítulo 8: A formação inicial é importante ou basta o notório saber?; Capítulo 9: Regulação da formação e do exercício do professor polivalente: uma análise dos documentos educacionais a partir dos anos 1990; Capítulo 10: os currículos dos cursos de formação e a construção da profissionalidade polivalente: uma análise dos cursos de pedagogia do entorno do Distrito Federal; Capítulo 11: Análise de concursos públicos para docentes: perspectivas para o professor polivalente; Capítulo 12: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organizaçãoescolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da produção dos programas de pós-graduação das universidades federais do centro-oeste entre 1990-2010; EIXO III: Formação continuada de professores da educação básica. Capítulo 13: Residência docente; Capítulo 14: Sentidos da formação continuada para o docente: o pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio/PNEM; Capítulo 15: Formação continuada de professores alfabetizadores e as concepções de formação no pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC);  Capítulo 16: A coordenação pedagógica na jornada de trabalho como espaço-tempo para o planejamento, formação e valorização docente no Distrito Federal; Capítulo 17: A formação stricto sensu e o trabalho docente da educação básica: uma realidade no Distrito Federal. EIXO IV: Profissionalidade e formação docente para a educação profissionalCapítulo 18: A produção acadêmica sobre a docência na educação profissional: perspectivas para o trabalho e a formação docente; Capítulo 19: Aspectos da profissionalidade do bacharel docente na educação básica, técnica e tecnológica: o caso do IFTM – Campus Paracatu; Capítulo 20: Entre a escassez e a evasão: a formação de professores em instituições federais de educação profissional e tecnológica.


Características
ISBN: 9788546211180
Autor: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari, Shirleide Pereira da Silva Cruz, Deise Ramos da Rocha (orgs.)
Editora: Paco Editorial
Edição: 1ª Edição
Área: Educação
Idioma: Português
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 360
Acabamento: Brochura 
Formato: 14x21cm 

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