Entre o Rural e o Urbano

home / Entre o Rural e o Urbano

NOVO
15%
Entre o Rural e o Urbano

Migração de Trabalhadores Rurais do Alto Médio Canindé Piauiense Para Região Central do Estado de São Paulo

9788546214075
Lidiane Maria Maciel

É demasiadamente importante na gestão dos municípios brasileiros a atenção para os processos migratórios contemporâneos. A dinâmica dos movimentos populacionais, das relações sociais e dos atropelos da ordem da macroestrutural recriam territórios. Esta...

Mais informações

R$ 45,90

R$ 39,02

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    É demasiadamente importante na gestão dos municípios brasileiros a atenção para os processos migratórios contemporâneos. A dinâmica dos movimentos populacionais, das relações sociais e dos atropelos da ordem da macroestrutural recriam territórios. Esta obra tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas nos espaços de vida de algumas comunidades rurais no Alto médio Canindé no Piauí, em especial no município de Jaicós. Estas transformações operaram em decorrência da saída de parte de sua população – migração permanentemente temporária – para atuação no mercado de trabalho citrícola do Estado de São Paulo. Quando ¬nda a safra os trabalhadores retornam às suas comunidades origem e, nas últimas décadas, eles passaram a protagonizar uma série de modi¬cações no plano da organização de seus espaços de vida. Por meio de entrevistas e de um trabalho etnográ¬co foram recolhidos elementos das novas funcionalidades dos espaços rurais e urbano nos territórios em questão, bem como do jogo identitário emergente no processo de deslocamento dos trabalhadores rurais migrantes, e que nessa obra são apresentados.

    Sumário:

    Capítulo I: Compondo os cenários dos espaços migratórios: Jaicós e Matão; Capítulo II: Acompanhando “o estar lá” e o “estar aqui”: trabalho, renda e melhorar de vida entre Matão o e Jaicós; Capítulo III: Diferenciações sociais e representações nas idas e vindas de famílias piauienses em terras paulistas.

    Numero de paginas:

    284

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Ciências Sociais