Divinópolis de Goiás Terra da Gente

Divinópolis de Goiás Terra da Gente

ISBN: 9788546217304 AUTOR: Francielle Rego Oliveira Braz

Divinópolis de Goiás Terra da Gente é um registro dos aspectos históricos, geográficos, culturais e econômicos, constituintes da cidade interiorana de Divinópolis no nordeste goiano, pela ótica de seus pioneiros e pesquisas da professora Francielle Reg...

R$ 74,90 R$ 52,43
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Divinópolis de Goiás Terra da Gente é um registro dos aspectos históricos, geográficos, culturais e econômicos, constituintes da cidade interiorana de Divinópolis no nordeste goiano, pela ótica de seus pioneiros e pesquisas da professora Francielle Rego Oliveira Braz. Contribui para a historiografia da região e, se apresenta como uma bibliografia que servirá de referência para outros trabalhos. Um olhar sobre a formação do território do município na busca de compreender os aspectos que o distanciam da região central de Goiás. Abarca uma visão sobre a dinâmica econômica de um comércio formado por tropeiros que trilhavam do nordeste goiano ao oeste baiano conduzindo mercadorias. E enfatiza a pecuária como principal atividade econômica até os dias atuais. Para isso, do início ao fim, a autora mergulha no que há de mais belo e raro na memória do povo para contar sua história. Ela revive e refaz sua própria aventura nas artérias do passado e, se faz presente ao lado de sua gente, como parte indivisível de suas angústias, mas também de seus sonhos. Seu “método” é não distinguir, mas incluir ao máximo personagens variados, para construir uma obra que represente todo divinopolino.


Número de Páginas

256


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

História


1. Estado de Goiás; 2. Origem da povoação; 3. Consolidação do Município – (1958-2018); 4. Geografia do município; 5. Estrutura administrativa; 6. Atividades econômicas; 7. A comunicação e meios de transporte; 8. Povoados, Distritos e Assentamentos; 9. Festividades tradicionais; 10. Aspecto religioso; 11. Personagens marcantes da formação “do divinopolino”; 12. Personagens populares; 13. Memorial das famílias tradicionais; 14. Memorial de administradores; 15. Memorial de outros pioneiros; 16. Reminiscências divinopolinas; 17. Versos que contam Divinópolis.