Desenvolvimento Regional

home / Desenvolvimento Regional

NOVO
15%
Desenvolvimento Regional

Fronteira Sul-Matogrossense em Perspectiva

9788546216222
Fabricio Antonio Deffacci

Apesar da longa e consolidada tradição de pesquisas em desenvolvimento regional no Brasil, poucos são os estudos de fôlego que incorporam em suas análises as especi¬cidades das áreas mais afastadas dos grandes centros. Reduzidos também são aqueles que ...

Mais informações

R$ 46,90

R$ 39,87

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Apesar da longa e consolidada tradição de pesquisas em desenvolvimento regional no Brasil, poucos são os estudos de fôlego que incorporam em suas análises as especi¬cidades das áreas mais afastadas dos grandes centros. Reduzidos também são aqueles que buscam dar ênfase a dinâmica regional brasileira e que fogem da lógica de pensar o Brasil a partir de determinados pontos de partidas, que em geral elencam as observações feitas para o sul-sudeste como modelo para o resto das regiões brasileiras. É por isso e pela qualidade e originalidade das análises aqui apresentadas que é muito bem-vinda o conjunto de re exões do presente livro. No ano em que Mato Grosso do Sul (MS) completa 40 anos de formação (o desmembramento do estado ocorreu a partir da Lei Complementar n. 31, 11 de outubro de 1977, embora ele tenha sido elevado à categoria de estado pelo presidente Ernesto Geisel em 1 de janeiro de 1979), o conjunto dessas re exões devem ser comemoradas e apreciadas por todos aqueles que se preocupam com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e, mais especi¬camente, por todos aqueles que vivenciam e/ou se dedicam a pensar o desenvolvimento da fronteira sul do estado. Expresso, assim, minha satisfação com a obra e recomendo sua leitura. (Fabricio J. Missio, professor de Economia na UFMG)

    Sumário:

    1. A geração de emprego e renda no agronegócio e na indústria de MS; 2. Gestão estratégica em propriedades rurais: um estudo em bovinocultura de corte; 3. UEMS e discentes indígenas: algumas reflexões sobre desenvolvimento; 4. População carcerária dos presídios de Ponta Porã e Amambai: uma abordagem sobre gênero, ressocialização e desenvolvimento; 5. Estrutura do agronegócio no âmbito da agricultura familiar em MS; 6. Empreendedorismo social como fator de desenvolvimento local-regional; 7. Educar e informar para desenvolver: a necessidade de uma sociedade empoderada para promoção do desenvolvimento; 8. Uma tríade “aparentemente” harmônica: notas na historiografia sobre as relações entre homem, natureza e sociedade; 9. O federalismo brasileiro e as desigualdades regionais no bojo da redemocratização: avanços e dissensos; 10. Leitura de gêneros digitais em sala de aula em uma perspectiva discursiva; 11. Mulheres, violência e desenvolvimento humano na América Latina.

    Numero de paginas:

    228

    Formato:

    16x23cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    História