Análise do Discurso e Literatura

home / Análise do Discurso e Literatura

Análise do Discurso e Literatura

A Constituição de Sentidos e Sujeitos em “As Horas Nuas” de Lygia Fagundes Telle

9788546206865
Ismael Ferreira Rosa

Esta obra objetiva analisar as inscrições discursivas no interior do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, a partir da teoria da Análise do Discurso e dos estudos dialógico polifônicos de Mikhail Bakhtin. Intentou-se investigar como as difer...

Mais informações

R$ 45,90

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Esta obra objetiva analisar as inscrições discursivas no interior do romance As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles, a partir da teoria da Análise do Discurso e dos estudos dialógico polifônicos de Mikhail Bakhtin. Intentou-se investigar como as diferentes vozes enunciativas e a multiplicidade de sujeitos discursivos compuseram as inscrições discursivas constituintes constitutivas no romance._x000D_ Propondo o dispositivo analítico-metodológico da quintessência em duplo-hélice, evidenciou-se o processo instituído ao longo da narrativa: a constituição de formas-sujeito no âmago de suas inscrições discursivas e atravessamentos interdiscursivos, imbricados no intradiscurso em relação dialógico-polifônica. Isso fez com que se instaurassem e se firmassem_x000D_ consciências autônomas, as quais, no crivo de suas vozes_x000D_ próprias, significaram, significando-se, construindo identidades_x000D_ presente-passado-futuras._x000D_ Foi no ínterim de relações de espelhamento, refletindo_x000D_ versos e reversos, e de relações de outricidade, refletindo um_x000D_ outro eu e uma projeção de um eu, que sujeitos e sentidos foram_x000D_ produzidos, tornando essa narrativa telliana uma enunciação_x000D_ estética tão interpeladora e singular!

    Sumário:

    Capítulo 1: Do percurso teórico: caracterização e fronteiras do estudo; Capítulo 2: Dos fundamentos teórico-conceituais: a análise do discurso no campo estético da literatura; Capítulo 3: Dos fundamentos e procedimentos teórico-metodológicos: construção do dispositivo analítico quintessência em duplo-hélice; Capítulo 4: Do funcionamento discursivo de As Horas Nuas: uma análise das inscrições discursivas.

    Numero de paginas:

    216

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2017

    Área:

    Estudos de Linguagem